Explorando os espaços criativos de artistas famosos
Claude Monet tinha um sofá usado, com almofada macia, onde se sentava para observar de longe suas amplas telas de nenúfares.
Francis Bacon trabalhava em uma espécie de bagunça selvagem, com tubos de tinta descartados jogados em pirâmides de 30 cm de altura. Frida Kahlo pintava de forma mais ordenada, com paredes limpas e caiadas de branco e fileiras de cerâmica alinhadas em prateleiras. Henri Matisse, já idoso, fazia esculturas em sua cama. Paul Klee tinha dois espaços de trabalho em duas cidades diferentes e se deliciava em retornar às suas “crianças semiacabadas” que o esperavam cada vez que ele viajava de um estúdio para o outro.
O estúdio de cada artista será diferente. Para um pintor, provavelmente haverá um cavalete, um banquinho, um caderno de esboços, uma toalha de pano e uma paleta de pintura. Fileiras de telas em branco podem estar empilhadas contra uma parede, frascos de vidro cheios de pincéis, alguns desgastados e quebradiços, outros imaculados, uma garrafa de terebintina destilada e o cheiro doce de óleo de linhaça que se infiltra dos tubos de tinta a óleo, todos eles espremidos, amassados, pressionados pelos polegares, vincados e rachados.
Para o pintor de paisagens, seu estúdio provavelmente está repleto de desenhos e esboços feitos em excursões e trazidos de volta para serem desenvolvidos em uma imagem totalmente pintada. As paredes podem ser adornadas com vinhetas e fotos de referência, fazendo com que o espaço pareça um organismo vivo por si só.
Para os escultores, moldes de gesso de esculturas clássicas podem ajudar na inspiração. Outros objetos tradicionais – tapetes, espadas, alaúdes, pérolas e tudo o mais que possa ser útil na representação de uma cena inventada pelo artista – podem ser organizados, à mão, tanto para escultores quanto para pintores.
O artista holandês Rembrandt fazia questão de colecionar trajes estrangeiros e outras curiosidades para realizar uma série de obras de arte em que ele se vestia como diferentes personagens. Pinturas como Autorretrato em trajes orientais, pintado em 1631, mostra-o usando um turbante com uma pena de aigrette, uma capa de veludo sobre um dos ombros e uma túnica de seda amarrada por uma faixa na cintura. Um…